sábado, 8 de dezembro de 2018

Eurotrip 2018 - Bruxelas parte 1.

Na segunda-feira pela manhã, 12 de março, colocamos as últimas peças em nossas malas ainda no nosso apê em Paris, estava triste em deixar essa cidade que tanto gosto mais uma vez, porém com um friozinho na barriga e muito empolgada pois estávamos partindo para nosso próximo destino: Bruxelas!!! Um destino desconhecido para nós 2. Tudo o que eu sabia sobre o lugar era o que tinha visto na internet e estávamos ansiosos para conhecê-la pessoalmente!

Fomos até a estação "Gare du Nord" de metrô, que por sinal estava uma loucura! Com todos os parisienses se apertando nos vagões ansiosos (e um tanto mal humorados) indo para seu trabalhos para começar a semana! Não foi fácil essa jornada levando 4 malas e 2 mochilas! Mas chegamos ao nosso destino com sucesso! :D

Chegamos com antecedência (sempre melhor) na estação "Gare du Nord" onde já havia comprado bilhetes daqui do Brasil com a companhia Thalys para Bruxelas (29 euros cada). Nesses trens é você mesmo que armazena suas malas em lugares específicos para bagagem entre um vagão e outro! Sempre tenho a má impressão de que as malas podem ser furtadas (já vi relatos desse tipo) E por sorte nossos assentos eram os últimos do vagão e pertinho das nossas bagagens!

A viagem foi muito agradável e o visual do interior é muito lindo! 1 hora e meia depois chegávamos ao nosso destino: a estação "Bruxelles-Midi".

Após ficarmos meia hora perdidos ao redor da estação, finalmente conseguimos achar o direcionamento certo do apê! Nossa escolha para Bruxelas foi ficar em um airbnb. O Anfitrião conversou com a gente o tempo todo via Whatsapp e o mesmo já estava nos esperando no apê. Fomos a pé e quando chegamos finalmente na rua certa ele estava nos esperando na porta balançando os braços sinalizando o endereço certo! Nos ajudou a subir com a mala até o sexto andar de um prédio estilo Holandês com escadas íngremes e degraus altos. Chegamos lá em cima, todos ofegantes e ele (o anfitrião) comentou que precisava parar de fumar! Achei graça e incentivei! :D

Lá ele me falou mais sobre a cidade, sobre dicas de como nos locomovermos e de onde comer! Um verdadeiro "Super Host" como ele é classificado no site! O apartamento era muito charmoso como vocês poderão ver no vlog e suuuuper perto do centro histórico!

Já passava da hora do almoço quando saímos para desbravar a cidade pela primeira vez. Ventava gelado mas o dia estava bonito! Já na rua da nossa casa encontramos uma pintura do ilustrador Morris, criador do Lucky Strike!



Estávamos com muita fome e seguimos rumo ao centro histórico em busca das famosas e tradicionais BATATAS FRITAS <3 as compramos na "Fritland" quase chegando à Grand Place (4 euros pelo cone grande). E elas eram muito melhores do que eu imaginava quando pesquisava na internet! Casquinha crocante por fora e macia por dentro! Super sequinha e acompanha um molho que você pode escolher, o que nós escolhemos foi a maionese Belga  que é feita com parmesão! APROVADÍSSIMA!


Seguimos em frente, caminhando pela cidade e saboreando nossas batatinhas até que chegamos na "Grand Place" praça principal do centro histórico da cidade. Com seus prédios imponentes, muitos deles com detalhes em ouro, e restaurantes interessantes, pudemos realmente acreditar que estávamos afinal em Bruxelas! <3


Andamos por todo o centro histórico, entramos em lojinhas de souvenirs e nas chocolaterias  que estavam lindamente decoradas para a Páscoa! Com muitas esculturas feiras em chocolate. Para quem não sabe, a Bélgica além de ser o país da batata frita, também é o país do chocolate! E pasmem os preços são absurdamente baixos! Por exemplo: em lojas de souvenirs você compra pacotes com 12 caixas de chocolate por 10 euros, e fora do centro da cidade é ainda mais barato! Fizemos um verdadeiro arsenal de chocolates para abastecer a viagem e ainda trazer pra casa! :D

No final da tarde, já um tanto cansados e com frio, já que havia chovido um pouco, passamos no supermercado Lidl para compra o jantar que foi uma salada de macarrão bem servida e de sobremesa tiramissu! Cada coisa dessa por menos de 2 euros cada!!! Voltamos pra casa para tomar um banho quente e descansar assistindo TV em holandês! hahaha Sim, na Bélgica existem 3 idiomas oficiais: Francês, Holandês e Árabe!

Fomos dormir cedo para que pudéssemos aproveitar mais o segundo dia de passeio!

No dia 13, terça feira acordamos relativamente cedo e tomamos café da manhã com capuccino Belga <3 e saímos em mais um dia de andanças pela cidade!
Nossa meta era fazer um tour visitando monumentos famosos pela cidade e pasmem: Esculturas de pessoas fazendo xixi...hauhauhauh

Já perto do nosso apê estava a estátua "Zinneke Pis" de um cachorrinho com a perninha levantada fazendo xixi! Seguindo o trajeto, passamos pelo imponente prédio da "Bolsa de Bruxelas" e chegamos novamente à "Grand Place" em uma das passagens dessa praça estás o prédio da prefeitura de Bruxelas e bem ali perto está a famosíssima estátua "Manneken Pis" cheio de turistas olhando aquele menininho tão pequeno fazendo xixi dia e noite! Uma estátua cheia de lendas sobre seu significado e surgimento!



Logo depois comemos os tão tradicionais "Waffel Belga" uma gordice linda aos olhos e ao paladar! Existem vários estabelecimentos que vendem e o nosso nós pagamos 5 euros cada.




Fomos caminhando até uma região cheia de restaurantes de todos os tipos e preços e passamos pelo tradicional "Delirium Pub" onde eles contam com uma carta de mais de 5.000 tipos de cerveja! E se você caminha até o final da via você chegará a um complexo de galerias muito charmosas com lojas tradicionais, chocolaterias, etc. São as galerias do Rei, da Rainha e dos Príncipes.



Logo ao lado está a última estátua "mijona" a "Janneke Pis", pequena estátua de uma menininha de cócoras fazendo xixi...hehehe Com o tour do xixi completo, aproveitamos, para andar pelos mercados e pequenos shoppings espalhados pelo centro! Entramos no Carrefour e compramos uma grande variedade de cervejas por menos de 1 euro cada! Sim... a Bélgica também é o país da cerveja!!! Deus sabe das coisas, ainda bem que não moro aqui! Imagina o quanto engordaria se eu aqui morasse?! Cerveja, batata frita e chocolate??? <3


Deixamos vocês com o vlog para conferir os detalhes! :D


xoxo

Mary e Anderson.




Nenhum comentário:

Postar um comentário